Olá leitores do blog, deixa eu me apresentar sou Érika Akemi, amiga da Carla dona desse cantinho aqui e moro atualmente no Japão.
Hoje vou compartilhar um pouco da experiencia de viver fora do meu habitat natural vulgo 'Brasil'.
Quando sai do Brasil eu tinha apenas 18 anos, levava uma vida de filha unica, que tinha acabado de entrar pra faculdade de Publicidade e Propaganda, dormia o dia inteiro, ia pra academia, e ficava até o dia raiar zuando por ai. Até que com a decisão da minha mãe de vim pro Japão resolvi acompanha – la e ter novas experiencias.
Lembro como se fosse ontem de quando cheguei aqui, era dia 23 de Dezembro, 4 p.m mais devido ao inverno esse horario já está escuro, muitoo frio, e eu queria sair correndo pegar o avião e voltar para o Brasil. Logo fui conhecer a fabrica onde eu ia trabalhar, e a primeira coisa ao entrar na fabrica foi 'tirar os sapatos' os japoneses tem esse costume ao entrar na casa das pessoas porque dizem que assim não levam a 'sujeira' da rua para dentro de casa, logo fui recebida por varios japoneses, e para mim eles eram como ets, eu queria me esconder de baixo da mesa como eu fazia quando criança e só sair de la quando tudo isso passasse ...
No outro dia então fui ao mercado, que engraçado os funcionarios gritando como se fosse uma feira e todos sorridentes e super atenciosos, eles dizem freneticamente 'Bem vindo' achei isso muito engraçado, as frutas e verduras todas embaladas e organizadas.
Aqui eu trabalho em uma fabrica de 'marmita' brasileiramente falando, o nome real é bentoya, de inicio eu sofri muito com as dores no corpo por passar horas de pé, e ainda depois que acabar tudo temos que fazer a limpeza ainda 'Soji' quando minha chefe falava essa palavra eu queria matar ela e pensava – será que ela não viu que eu trabalhei e to cansada e ainda por cima eu tenho que limpar, eu que nunca tinha se quer segurado em uma vassoura, mais ia limpar sem dizer nada, até porque eu não falava a língua local.
Passou se uns meses e minha vontade de ir embora era imeensa, chorava quase todos os dias, me sentia super mal e sentia muito falta de casa, até que então em um estalo parei pra pensar que sai de longe, que já tinha enfrentado muitas coisas na minha vida, e que aqui eu poderia construir uma ponta pra ir atrás dos meus sonhos, foi então que resolvi me levantar, parar com a choradeira e ir a luta!.
Comecei a estudar por conta propia japonês em um velho dicionario que minha mãe tinha, e prestava atenção em tudo que me falavam, e graças a Deus sempre fui muito bem tratada por todos daqui, tanto os brasileiros quanto os japoneses, pois eu era a 'bebe' a mais nova, e ainda sou...
Com meu primeiro salario comprei meu notebook, com o tempo fui conhecer Tokyo, já falava um pouco de japones, mesmo que as vezes errado, prestava atenção em tudo que me diziam e me ensinavam, olhava mapas, pesquisava, enfim hoje com 3 anos de Japão posso dizer que eu sou orgulhosa de mim, sei andar sozinha, já sei falar a lingua local razoavelmente bem, ler um pouco tambem mesmo que com um pouco lenta ainda, conheci já varios lugares do Japão, passei pelo grande terremoto, fiz amigos, ufa ... e posso dizer com todo orgulho, hoje em dia eu sou apaixonada pelo Japão!.
Então leitores, não deixem se abater na primeira dificuldade que aparecer na sua vida, faça disso uma ponte para ir atras daquilo que voce mais quer, lute, seja forte, por mais que voce fraqueje as vezes, faça disso a maior motivação para que voce siga a diante, pois quem traça os caminhos da sua vida, é VOCÊ!.
Bom essa foi um pouco da minha experiencia, espero que gostem!.
Obrigada Carlinha pelo espaço
beijos e bom fim de semana
Érika Akemi.
Erika Akemi,
ResponderExcluirobrigada pela colaboração no meu blog! Adorei o texto, muito boa as suas experiencias, compartilhar com a gente...
Sempre que quiser postar aqui, será muito bem vinda!
beijos!
Eu Como muito amiga dessa escritora, que mesmo do outro lado do mundo é de imensa sabedoria e dedicação, queria dizer que sou orgulhosa de ter uma amiga como você, que superou todos os desafios que a vida até hoje ja lhe apresentou e vc pode ter ctz que muitos ainda virão a vida está só começando..e quando vc voltar para o Brasil, isso é se vc voltar eu tenho ctz que vai chorar de saudade do japão. Te Amo Demais. Luciana Giliolli
ResponderExcluir