Atendendo a suplicantes pedidos de minha querida amiga Carla, aqui estou eu, Guilherme, para brindar-vos, ó digníssimos leitores do blog Meu Cantinho Menor, com algumas de minhas palavras! xD
Vou falar então sobre um de meus assuntos favoritos: línguas estrangeiras.
Farei alguns comentários sobre as línguas que conheço, assim vocês podem escolher seu idioma favorito e correr para a escola mais próxima! xD
Italiano.
Eu estudei um ano e meio de italiano, e me apaixonei pela língua desde o início.
Bélissima, sonoridade perfeita, e ainda por cima não dá tanto trabalho para aprender, já que tem várias palavras em comum com o português, e muitas outras bem parecidas.
Como qualquer língua latina, tem a gramática um pouco exigente, com vários tempos verbais, como no portugûes (diferente do inglês, que nesse ponto é bem mais simples).
Encontrar música e filme em italiano, pra se acostumar com a língua,é que não é tão fácil.
As melhorzinhas são lentas, do tipo que não é pra ouvir toda hora, senão você dorme ou entra em depressão. Rock n' roll em italiano também não rola.
Filmes italianos também não são tão famosos, exceto os clássicos, como filmes do Fellini, do Antonioni, mas pra esses precisa ter paciência. Mas eu conheço alguns filmes bons, como Tickets e L'Ultimo Bacio, e os do Begnini, pra quem gosta de comédia.
Francês.
Eu estudei francês por dois anos, mas nem sempre gostei tanto.
Não acho que tenha tanta sonoridade quanto o italiano, mas quando falado pela Amélie Poulain é imbatível xD
O vocabulário é um pouco mais difícil. Nas palavras, você pronuncia só uns dois sons para um monte de letra, e, além disso, existem diferenças bem sutis entre alguns sons.
A gramática é quase idêntica à do italiano. Então, se você quiser estudar as duas ao mesmo tempo, como eu fiz, uma não irá atrapalhar tanto a outra.
Achar músicas legais em francês é ligeiramente mais fácil. Se você gostar de indie, ou de músicas alternativas mais calminhas, fica mais fácil. Dá pra se acostumar com a chanson française também, como Edith Piaf. Também se encontra alguma coisa com uma levada um pouco mais voltada pro jazz, mas rock n roll francês também deixa um pouco a desejar.
Filmes franceses existem vários, sendo a maioria é um pouco viajado, mas se você gostar de filmes cult não terá problemas com o cinema francês.
Alemão.
Eu estudei alemão por, somente, um semestre.
É bem legal. Qualquer palavrinha que você fala parece a coisa mais legal do mundo. Os números então são demais!
Mas a gramática do alemão é infinitamente mais complexa.
Cheia de regras, e várias bem diferentes do português. Se quiser aprender alemão tem que estudar bastante.
Quanto a músicas, se você gostar de rock mais pesado vai gostar das principais bandas de rock alemãs ou de outros países que falam alemão, como a Austria. Outras coisas são mais difíceis de serem encontradas.
Como eu li em um blog uma vez, fazer rock n roll em alemão é complicado, já que o rock foi feito por falantes de inglês, e um alemão tem que fazer caber palavras com trezentas sílabas naqueles versos de tamanho mais ou menos pré-determinado, o que não é fácil.
Existem vários filmes bons em alemão, sendo a maioria meio viajados também, embora o estilo seja, em geral, diferente do cinema francês. Filmes alemães com um lado de protesto costumam ser bons. Destaco Edukators e Reclaim Your Brain. Outro filme alemão muito bom é Soul Kitchen.
Poderia falar um pouquinho sobre Esperanto também, a língua feita para ser universal, mas esse post já está muito longo, fica pra próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário